GAME OVER! YOU LOSE! (ou "THE LAST POST")
Talvez esse seja um dos textos mais difíceis que escrevo (sempre sofro para escrever qualquer coisa), mas se você tiver paciência e ler até o final, talvez entenda meus motivos...
“Tudo é vaidade... Tudo tem seu tempo determinado... (Eclesiastes 1:2; 3:1)
O Qoelet (aquele que sabe) diz no bíblico livro de Eclesiastes que tudo é vaidade (qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória) e que há tempo para tudo (com prazo de validade).
Então, eis-me aqui para confessar algumas coisas e falar de certas reflexões que povoam minha mente!
CONFISSÃO Nº 1.
Sou “falso, metido e impostor”!!!
Isso mesmo!!! Vou dizer de novo!!! Sou “FALSO, METIDO E IMPOSTOR”!!!
Tentarei explicar melhor isso...
Estou citando/parafraseando o título de um livro de Brennan Manning onde no subtítulo do livro ele já pergunta “Aonde foi parar seu verdadeiro eu?”
Essa necessidade de sermos aceitos, valorizados e amados distorce nosso relacionamento com as pessoas, à medida que adotamos um personagem mais apto a corresponder às expectativas dos outros.
Ninguém é tão lindo, cheiroso e feliz como se apresenta nas redes sociais... Uma selfie é apenas uma selfie... mas ninguém quer expor seu verdadeiro “eu”... e assim criamos nossos personas (opa, entramos na seara da psiquiatria junguiana).
“A palavra persona é realmente uma expressão muito apropriada, porquanto designava originalmente a máscara usada pelo ator, significando o papel que ia desempenhar. Como seu nome revela, ela é uma simples máscara da psique coletiva, máscara que aparenta uma individualidade, procurando convencer aos outros e a si mesma que é uma individualidade, quando, na realidade, não passa de um papel, no qual fala a psique coletiva.” (Carl Jung)
Cara, não sou psicólogo para esmiuçar os aspectos positivos e negativos, nem ficar elucubrando sobre os conceitos contidos nas definições expostas pelo famoso psicoterapeuta... mas vou falar do basicão que habita em mim...
Resumo do assunto: Perfil do Facebook não passa de uma persona (não significa que seja falso, mas, de modo geral, nos adaptamos aos meios sociais que habitamos)...
Em tempo: Se algum psicólogo ou alguém de áreas afins estiver lendo, podem me corrigir... Certamente isso não é minha área...
Enfim... depois de um pouco mais de 7 anos mantendo um perfil aqui no FB, vi que tudo era vaidade!!! Acredite, admitir isso é bem complicado, mas é a única maneira de encarar a coisa toda!
CONFISSÃO Nº 2
Não gosto de fazer aniversário!!
Veja, não me entenda mal... Gosto de parabenizar as pessoas por seus aniversários e de forma alguma rejeito cumprimentos e abraços, afagos e carinho... mas não gosto da sensação que me acomete sempre que faço aniversário!!
Fico mal humorado! Tenho a impressão de que o tempo está passando muito rápido e que não fiz “NADA” na vida!!!
Mas isso só dura até o dia seguinte!!! Não se preocupe que você poderá enviar seu abraço para mim... kkkkkk
CONFISSÃO Nº 3
Cansei!! Cansei do que o FB se tornou!!
Cansei dos rótulos, do maniqueísmo, do “argumentum ad hominem”...
“O medíocre discute pessoas. O comum discute fatos. O sábio discute ideias.” – Essa frase é atribuída a tanta gente que já ninguém sabe quem seja o autor... mas de fato, nessa bagaça, que poderia ser um “aerópago” do nosso tempo, mais parece uma “rinha de galo”.
E pior, ninguém tá nem aí! Perdeu-se a empatia, a cordialidade e a capacidade de lidar com o diferente...
Cara, esse negócio tá chato!
CONFISSÃO Nº 4
Vou sentir falta!!!
Vou sentir muita falta... Como um adicto em recuperação, certamente, terei um pouco de “crise de abstinência”...
Vou sentir falta de alguns grupos que participava, de parentes e amigos distantes que apenas vejo por aqui, de pessoas muito queridas e, também, claro, dos inúmeros profissionais da minha área que estão aqui e que acrescentam muito... E sou grato a cada um, de todo o meu coração!!!
E AGORA??
Agora, vou desativar esta conta! Ainda ficará alguns dias ativo, mas não postarei mais nada daqui para frente... apenas responderei (ou não) as indagações e, claro, as manifestações de carinho que estarei recebendo amanhã (posso não gostar de fazer aniversário, mas continuo gostando de festa, rs)!!!
VOCÊ AINDA QUER ME ENCONTRAR OU FALAR COMIGO?
Meu telefone/whatsapp sempre esteve disponível para quem quisesse no meu perfil do FB... basta procurar...
Ainda estarei disponível no Messenger...
Você pode me convidar para tomar um café qualquer hora (chega de “café virtual”)...
Mantenho ainda alguns perfis em outras redes sociais, além de dois blogs (use sua capacidade de dedução, Dupin [quem não entendeu a referência, leia um pouco de Edgar Alan Poe])...
Meu perfil profissional é: https://www.linkedin.com/in/admclaudioregis/
A DECISÃO É DEFINITIVA?
Não sei!!! Posso mudar de ideia a qualquer momento e voltar com este mesmo perfil, ou fazer outro completamente novo e renovado...
Afinal... há tempo para tudo!!!
P.S. Aos meus 2.680 “amigos”, minha gratidão! Que Deus abençoe cada um de vocês!! A gente ainda vai se cruzar em alguma esquina real ou virtual!!!
***************ATUALIZAÇÃO DO POST***************
Depois de 30 dias sem acessar ou postar em meu perfil principal, voltei, como se era de esperar...
De certa forma foi um período "detox" onde mergulhei em outras coisas...
O importante foi o aprendizado!!
Agradeço muito aos amigos que entraram em contato comigo durante esse período.. alguns preocupados e outros apenas curiosos!!
Beijo pra quem é de beijo e abraço pra quem é de abraço
