domingo, 2 de janeiro de 2022

FELIZ VOCÊ NOVO!

 




FELIZ VOCÊ NOVO!


“Não desprezem os pequenos começos.” - Zacarias 4:10a (O Livro)

“A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo.” - Rei Leão 3 – Hakuna Matata


Enfim, o ano começou pra valer! Hoje é o primeiro domingo do ano e amanhã a coisa vai ficar séria... Sabe aquela lista? Sim, aquela lista! A lista com as resoluções de ano novo. 

Claro que não estou aqui para cobrar resultados de ninguém! Se eu tiver que cobrar alguma coisa, será de mim mesmo, afinal “I´m king of procrastination” e com esse título, eu não posso ser fiscal de nada por aqui. 

De qualquer forma, quero refletir sobre as nossas resoluções de ano novo para, talvez, alcançar êxito e não ficar apenas nas intenções. 

Stephen Kanitz, consultor e mestre em administração, criou há alguns anos um neologismo: acabativa. Acabativa, para ele, significa “a capacidade de terminar aquilo que você ou outros começaram”. E talvez esse seja o segredo para a felicidade (tentarei falar sobre isso em outro momento), terminar aquilo que se começou ou, ainda, manter o hábito adquirido (afinal, penso eu, que para algumas coisas não existe “fim”, como, por exemplo, cuidar do corpo ou saúde). 

Outra coisa que muito acontece é desistir com as primeiras dificuldades. São as dores dos primeiros dias da academia, a fome homérica durante a dieta, o sono e olhos pesados para quem está começando o hábito da leitura e por assim vai... por isso, os passos e metas devem ser pequenos no começo. Não dá para fazer supino com 40kg no primeiro dia de academia ou correr 10km na primeira semana de treino. São "passos de bebê" (veja o filme “Nosso querido Bob”, comédia de 1991 com Bill Murray e Richard Dreyfuss, uma comédia leve e divertida) para quem está iniciando a jornada de superação para este ano. Ou seja, não se fruste ou despreze esses pequenos começos, dê seus primeiros, pequenos e cambaleantes passos, mas siga em frente.

Um outro princípio que podemos adotar é o chamado "princípio de Pareto" (princípio criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto, ele viveu entre 1848 e 1923). Este princípio, também conhecido como "regra 80/20", afirma que 80% dos resultados são derivados de 20% das causas. Embora sua aplicação seja muito utilizada em empresas, é muito fácil colocar este princípio na vida pessoal.

Resumidamente, o que precisamos é um pouco de organização e dedicação para não dizer aquela velha frase que acaba com a sua lista: "não tive/tenho tempo"!  

Como você usa seu tempo? O que rouba o seu tempo? Redes sociais? Netflix? A procrastinação? 80% dos resultados dependerá de como você organiza e usa seu tempo!

Enfim, lembre-se de que cada passo importa, que precisa um pouco de disciplina e organização e que nada é tão satisfatório quanto alcançar os alvos.

FELIZ VOCÊ NOVO!

sábado, 1 de janeiro de 2022

ESBOÇO (2022)



ESBOÇO (2022)


“Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que pode valer a vida, se o primeiro ensaio da vida já é a própria vida? É isso que leva a vida a parecer sempre um esboço.” - Milan Kundera, “A insustentável leveza do ser”


Primeiro dia do ano! Aquele dia que muitos elegeram para “fazer acontecer”! Intermináveis listas com promessas de emagrecer, cuidar do corpo, perdoar familiares, parar de beber ou fumar ou, ainda, abrir um negócio, ser mais atencioso com a família e, quem sabe, ser mais “espiritualizado”.

Acredito que o Kundera tem razão quando afirma que “a vida parece sempre um esboço”. Não há trailer ou prévia dos dias que virão. Claro que quem já está no palco há mais tempo, tem a vantagem da experiência, contudo, como em esquetes improvisadas, nunca sabemos como será a próxima cena, como se comportarão os outros atores, quais as personas que usaremos e tudo mais.

A brilhante escritora Lya Luft, que faleceu esta semana, em seu pequeno livro “Múltipla escolha” faz essa mesma comparação entre vida e teatro. Somos atores principais, coadjuvantes, diretores, espectadores, colaboradores ou, até mesmo, fazemos parte do cenário. E o maior problema, talvez, seja nos sentirmos tão falhos e despreparados pois “se falharmos, quem haverá de nos desculpar, de nos aceitar, onde nos encaixaremos, neste universo de exitosos, bem-sucedidos, ricos e belos? Pois não se permite o erro, o fracasso, nesse ambiente perfeito” (Múltipla Escolha da Lya Luft).

Como diria meu querido poeta Fernando Pessoa, “arre... estou farto de semideuses”!!!

Sim, vivemos um mundo de tantos “exitosos” e “semideuses” que nunca “levam porrada”! “Onde é que há gente?”, continua Pessoa no seu maravilhoso “Poema em linha reta”!

Bem, também tenho algumas metas e ambições para este ano. Sem dúvida, é uma benção planejar, prospectar ou sonhar... mas, quero um pouco de pé no chão. Se a vida é esboço, somos rascunhos!

“Múltipla escolha” significa, entre outras coisas, que há portas que se abrem e se fecham e que faremos muitas escolhas certas e erradas.

O que posso desejar, portanto, é que nos próximos atos, a gente possa sorrir mais e ter muito mais leveza pois, nunca sabemos o que vem depois!

FELIZ ATOS NOVOS!

POTINHO DE GRATIDÃO (FELIZ ANO NOVO)

 



POTINHO DE GRATIDÃO (FELIZ ANO NOVO)


Tem um antigo hino cantado ainda em nossas igrejas (históricas e um pouco mais tradicionais) chamado “Conta as Bênçãos” (CC 329). Vou colocar aqui a 2ª. Estrofe e o refrão:


Tens acaso mágoas, triste é teu lidar?
É a cruz pesada que tens de levar?
Conta as muitas bênçãos, não duvidarás,
E em canção alegre os dias passarás.

Conta as bênçãos, conta quantas são.
Recebidas da divina mão.
Uma a uma, dize-as de uma vez,
Hás de ver surpreso quanto Deus já fez.


Mágoas, tristezas, crise, tempos difíceis?


Sim, eu sei o quanto foi difícil! Sem dúvida, foi um ano difícil para mim, também! Em muitos momentos a aridez das circunstâncias, fez-me sentir como em um deserto. O fato é que “há tempo para todas as coisas” e alguns desertos são necessários. Contudo, o profeta Jeremias nos diz que apesar de tudo, precisamos lembrar, TAMBÉM, daquilo que dá ESPERANÇA!


Apesar da terrível tendência em nos fixar nos problemas e naquilo que deu errado, convido você a olhar o ano que passou de outra forma e “hás de ver surpreso quanto Deus já fez”...


Chegou a hora de “zerar algumas contas” e queimar algumas pontes!


Abra seu “potinho da gratidão”! Abra seu coração! 


Alegre-se com o que Deus tem feito em sua vida e pela benção que é estar vivo!


Livre-se das mágoas, peça perdão àqueles que você magoou e perdoe incondicionalmente!!!


Tenha esperança que 2022 será muito melhor!!!


Deus abençoe sua vida!!! 


FELIZ ANO NOVO!!!


Cláudio, Paty, Thalita e Samuca