quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

O PROBLEMA NÃO SÃO OS COACHES!

 


Tenho respeito por Coaches! Mas, aqueles de verdade! Digo isso porque conheci e conheço pessoas que trabalham com isso e, de fato, apresentam um trabalho sério e não com ilusões.

Normalmente, tais pessoas não aparecem tanto! São pessoas experimentadas, que tem uma vivência dentro de sua área de atuação e podem, ou não, trabalhar com a mentoria.

Esta semana, o programa Fantástico (veja aqui) mostrou aquele lado que todos nós já estamos "carecas" em saber. Sabichões que iludem com promessas vazias e de curto prazo. Emagrecer, ficar rico, "entregar mais", ser promovido, mudar de vida, ser "fit"...

O universo de "pitaqueiros" é infinito! São os novos "sacerdotes" do "deus Performance" onde seu discípulos estão dispostos a quase tudo..

Pois bem, todo "deus" ou "ídolo", pede "sacrifício" de seus "adoradores".... Eles cobram um alto preço! Pode ser seu dinheiro, sua família, sua saúde física ou mental, ou ainda, sua total "devoção"... e assim, você se torna mais um "devoto"!

Timothy Keller, em seu livro "Deuses falsos" diz o seguinte:

“Qualquer ‘Esperança’ cultural dominante que não seja o próprio Deus é um falso deus. Os ídolos, então, não tomam apenas formas individuais, mas podem ser corporativos e sistêmicos.”.

O desejo de influência, poder, performance, aplausos, whatever encontra solo fértil no coração (desesperadamente corrupto, segundo Jeremias, vulgo profeta "chorão").

O problema é que nem sempre o sujeito consegue enxergar isso... continuará a "sacrificar" no altar deste "deus os seus valores, a sua família, o seu tempo, a sua vida!

Esses "deuses" são exigentes! Muitos quando caem em si (adoro essa expressão, leia a parábola do Filho Pródigo) já perderam tudo!

O peripatético Mestre de Nazaré disse certa vez: não dá para servir a dois senhores! Você sempre amará um mais do que a outro! (Mateus 6:24)

A quem você está servindo?


Cláudio Regis

Nenhum comentário:

Postar um comentário