segunda-feira, 31 de agosto de 2020

EU E A "SÍNDROME DO IMPOSTOR"



EU E A "SÍNDROME DO IMPOSTOR"


Um dos maiores desafios que tenho em minha vida é aceitar elogios!


Sim... De certa forma tenho aquela tal “síndrome de impostor”!


Não consigo (e por mais que eu tente) não consigo enxergar as mesmas virtudes em mim que muitos falam...


Contudo a busca por autoconhecimento, ainda que de forma lenta, está me ajudando a reconhecer que também tenho tais virtudes.


Confesso que escrever que “tenho virtudes” já bate uma ansiedade tremenda... e dá vontade de parar por aqui, apagar tudo e deixar esse texto pra lá!


Aprendi, recentemente, que há 5 caminhos para diminuir essa “síndrome do impostor”:


1. ACEITE ELOGIOS.  Para algumas pessoas isso parece bem fácil e muitos buscam alimentar sua vaidade pessoal através dos elogios. Apesar do “turbilhão” que sinto, só preciso dizer “obrigado” e entender que o elogio é positivo e eu não estava “enganando ninguém” e que meu trabalho foi bem feito.


2. ADMITA SEUS PONTOS FORTES. Tenho problema em admitir que sou bom em alguma coisa! Sempre acho que está faltando alguma coisa... um exercício diário: dizer para mim mesmo que EU TENHO TALENTO, EU TENHO DONS, EU POSSO SER MELHOR DO QUE ONTEM!


3. DIVIDA SEU CONHECIMENTO COM O PRÓXIMO. É exatamente isso que estou fazendo! Parece bobo, mas a “síndrome do impostor” nos incapacita de se achar relevante em alguma área.


4. TIRE TEMPO PARA VOCÊ. É importante sentir a própria PRESENÇA. Parece um tanto clichê, mas exercícios físicos, a leitura, o hobby e, também, a solitude são formas de se encontrar. Mas, não apenas se distrair ou, como no meu caso, se “narcotizar” com milhões de coisas para não pensar em si mesmo... É sentir o próprio corpo, ouvir sua própria voz, reconhecer que faz algo bom!


5. NÃO FAÇA COMPARAÇÕES. Esse item nos faz voltar ao primeiro. Muitas vezes não aceitamos o elogio porque nos comparamos com outras pessoas. Cada pessoa tem sua trajetória e caminho. Redes sociais são, nesse sentido,  uma armadilha para muitos e, veja, nem sempre correspondem a realidade. Aceite que você, e todos, têm competências (aceite isso) e fragilidades (aceite isso, também). Seja apenas você mesmo.


Comente com um elogio! Tenha certeza que vou gostar! rs


Beijo pra quem é de beijo e abraço para quem é de abraço.


quarta-feira, 1 de julho de 2020

O QUE SABEMOS SOBRE O AMANHÃ?

Cardboardman Papelão Triste - Foto gratuita no Pixabay


O que sabemos sobre o amanhã?

"Querer, querer
Mudar o mundo ao seu redor
Saber, saber
Que mudar por dentro pode ser o melhor" - Jota Quest


Faça seu melhor, hoje!


A vida é frágil! Um sopro!


Hoje...


Reconheça seus limites...


Chore... chore até não aguentar mais!


Levante-se e lave seu rosto!


Faça! Diga! Expresse! Grite!


Porque eu sei que dói...


Apenas não deixe que a dor e o medo te domine (eu, particularmente, ainda estou aprendendo)...



"Toda dor é por enquanto..." - Marcos Almeida

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

ANANKE





Ananke

Olhares que se cruzam
Encontros
Desencontros
Amores
Dissabores
Amizades
Partidas
Chegadas
Despedidas
Abraços
Beijos
Escolhas... será?




sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

"REFOCILAR É PRECISO"

Resultado de imagem para descansar
Refocilando na solitude
Adoro aprender novas palavras! Isso é uma de minhas idiossincrasias. E melhor ainda quando tenho oportunidade de usar tais palavras.

Pois bem, aprendi com o Cortella, em um de seus livros, o verbo "refocilar" que significa "recuperar as energias perdidas"! Vem do latim focilus (foguinho) que é o diminutivo de focus (fogo) no sentido de aquecer e reanimar. Portanto, refocilar é reaquecer, reacender a chama.

O título deste textículo, inclusive, é igual ao do escritor que citei acima.

Há uns dois anos li um livro chamado "Andando com o tanque vazio?", livro cristão escrito por Wayne Cordeiro onde ele conta sua jornada de descoberta do burn out e depressão e como foi seu caminho de volta.

Das lições aprfendidas, ainda que pareça óbvia, uma delas é, simplesmente, descansar (ou refocilar).

Já tem um certo tempo que minha resposta para "como você está?" é somente "estou cansado". É um cansaço de alma, uma abatimento por causa de todo peso que ainda insisto em carregar e isso tem muitas implicações em minha vida e saúde, gerando hábitos nada saudáveis que apenas aumentam minha indisposição para a vida...

Refocilar! Reaquecer! Reanimar! Reacender!

Perdi, sem dúvida, aquele "BZ" (Brilho no Zóio) e preciso dessa chama de volta...

O caminho de volta é sempre mais difícil pois o tanque tá vazio...







quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

AGLIOFOBIA. MEDO DE SENTIR DOR

Imagem relacionada
Medo

"E toda dor vem do desejo de não não sentirmos dor..." - Legião Urbana

Alguns poucos que me conhecem mais de perto sabem o quanto tenho medo da dor física (digo isso porque já tenho muitas dores dentro de mim).

Até encaro um pouco melhor, mas agulhas e cenas de acidentes sempre me causaram a mesma sensação de ansiedade. Quando vejo um vídeo com quedas, acidentes, ossos se quebrando e outros semelhantes causam em meu corpo uma "sensação de dor"... é difícil explicar como alguém quebra a perna, por exemplo, e eu sinto uma sensação de que foi a minha perna que se quebrou!

Ok! Eu sei que isso é estranho!!! Sou um tanto "freak" mesmo!

Durante a minha vida toda aprendi à "sublimar" minhas dores internas ou deixá-las bem quietinhas para que não voltassem a sangrar...

No livro "coração selvagem", o autor diz que todo homem tem flechas atravessadas dentro de si e essas flechas estão acomodadas e continuam machucando, mas qualquer tentativa de removê-las causaria muito mais dor e sangramento. Por isso, homens não gostam de falar muito sobre si (homens gostam de refugiarem-se em "cavernas").

Fato... não fomos/somos educados/treinados para lidar com os sentimentos, a dor, a raiva, o amor, a empatia, as frustrações... tudo! Cada "demônio" e cada "sombra" ficam entulhados no porão da alma.

Daí, minha total relutância em fazer terapia (outro dia falarei sobre como é, para mim, fazer terapia), pois sabia que teria que mexer em velhas feridas...

E como você sabe.. eu tenho muito medo de sentir dor!

O QUE NÃO TE CONTAM SOBRE TER UMA FILHA ADOLESCENTE

Resultado de imagem para coração partido
Coração partido

PROCUSTO

Nem todo lugar onde você se encaixa, serve para você.


Houve e há muitos momentos em minha vida que me sinto extremamente "inadequado". Ou pior, uma farsa, um "fake" ambulante.

Quantas expectativas eu pensava, porque depois descobri que eram coisas da minha cabeça, que as pessoas colocavam sobre mim.

Eu era/sou aquele cara "padrãozinho". Bom aluno, bom filho, bom moço, caseiro, dócil, amável, calado, que aguentava chacotas (e hoje chamam de bullying), não violento, tímido e que nunca dizia "não" para ninguém...

Além disso, muito pouco ousado em tantos aspectos da vida.

Com o passar dos anos (ou dos danos) percebo o quanto eu me "mutilava" ou me "esticava" para "caber" no mundo das pessoas, O "sim" que era pra ser um "não", o "não" que era pra ser "sim". As noites solitárias em casa apenas para não preocupar os pais...

Mutila, rasga, emenda, seja normal! Seja padrão! Seja o que a sociedade deseja que seja...

Lembro, há muitos anos, li Maquiavel e os conceitos de Virtu e Fortuna. A deusa Fortuna (a sorte, circunstância do tempo, a quem precisa conquistar) afortuna/abençoa/agracia aqueles que agem com Virtu (essa capacidade de enxergar além, de assumir as rédeas da vida, de viver e se entregar à vida).

Pois é, parece, quando olho para mim, não vejo tanto Virtu... mas, também, não vejo equilíbrio em minhas ações, pois sinto-me no outro oposto. Como ser agraciado pela Fortuna se apenas sou um mero expectador da vida???

Não digo que preciso lançar-me aos grandes empreendimentos ou, ainda, levantar um "digitus infamis" e declarar um "fuck off" pra todo mundo...

Salomão, em seu livro chamado Eclesiastes, diz que muitas coisas debaixo do sol não fazem sentido, por isso recomenda desfrutar das das coisas simples como "beber, comer e se alegrar. Ele ainda diz para não ser excessivamente justo, sábio, ímpio ou tolo porque tudo isso pode trazer destruição (e a vida passa). São palavras simples e intrigantes.

Confesso que não comecei bem esse ano. Confesso que há dentro de mim, parafraseando Clarice Lispector, um desejo de algo que ainda não tem nome.

Virtu não é garantia de nada! O que Maquiavel chamava de "Fortuna" é na verdade uma "grande loteria"

Façamos algumas apostas!!!

*Procusto, na mitologia grega, era um bandido que possuía uma cama (malandramente eram duas camas com tamanhos diferentesO onde viajantes eram convidados para se deitarem, Se os hóspedes fossem mais altos, ele amputava suas pernas e os que tinham pequena estatura eram esticados até atingirem o comprimento da cama

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

ORAÇÃO (10/01/2020)

Resultado de imagem para oração


papai,

todos os dias tenho buscado sua presença!

todos os dias e em muitos momentos penso em você e sua palavra...

oro, papai, porque preciso de ti. preciso da sua graça e perdão.

como alguém disse certa vez, "peço perdão, não por medo do castigo, é medo de não sermos mais amigos".

sim, papai, há, ainda, sombras escuras dentro de mim e pecados inconfessáveis. sou ambíguo e inconstante. e conheço o "espinho" da minha carne.

ajuda-me, papai! ajuda-me a fazer teu querer e vontade.

muitos "gigantes" estão diante de mim e confesso que tenho medo... medo de não confiar em ti suficientemente para encarar esses gigantes.

não quero mais ter medo.

restaura, papei, a alegria... tire este opaco que existe na janela da minh'alma. não só por mim, mas por aqueles que ainda dependem de mim. por aqueles que confiou a mim...

em nome de JESUS! amém!!!

NEPENTE

Meu nepente



Nepente... Literalmente significa "aquele que afasta as penas/dores", supostamente uma planta que aliviava a melancolia ou, ainda, uma droga do esquecimento.

Quem me conhece um pouco mais de perto sabe que gosto de usar elementos da mitologia grega em minhas conversas. Ora, os "deuses" do Olimpo são totalmente humanos, demasiadamente humanos! rs

Quero considerar a escrita, daqui para frente, meu "nepente"!

Não é a primeira vez que menciono esse "amargo" remédio... já escrevi outras vezes e agora retorno ao seu sabor.

O sabor, diga-se de passagem, é acre e doce! Faz-me lembrar do livro digerido por João, descrito no apocalipse bíblico, que era "doce como mel na boca e amargo no estômago!

De qualquer forma, não me importo muito com essa história de "sabor"...

Café, livros e escrita! Um blend para servir de nepente.

quero apenas seguir em frente, ressignificar o passado e deixar as dores para trás.

Depois de tanto tempo, o Atlas precisa de descanso!



(escrito em 10/01/2020)

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

A DOR DE ESCREVER

Colocando vida na escrita...


Sempre digo o quanto dói, para mim, escrever qualquer coisa. Engraçado é que todo mundo diz que "escrever cura" ou que "escrever ameniza a dor".

Ok! Preciso ser menos crítico com as coisas que coloco no papel (?)...

Estou tentando um novo processo.

Uma amiga de longa data disse-me, certa vez, que eu era um "Atlas", aquele cara da mitologia condenado a manter o mundo/universo nas costas e que não precisava ser assim. O maior problema, talvez, seja não saber fazer isso.

Confesso... tenho muitas e muitas dores por carregar tantos "e se..", tantos "por quê?", e tantas coisas que sei, intelectualmente falando, que não tenho controle algum!

São tantas fraturas que tenho na alam que não sei se poderia contar todas elas... Quem sabe seja por isso que a escrita doa tanto? O poeta Renato russo em uma de suas canções disse:

"...toda dor vem do desejo de não sentirmos dor"

Um ano novo começou! Mais uam vez me pego fazendo "não-planos" para fingir que alguém como eu pode "restaurar" alguma coisa...

Falando em dor e em fingir, lembrei do poema "Autopsicografia" de Fernando Pessoa:

"O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente"

Preciso, como o poeta, transformar minha dor. Trazê-la a tona para detonar com ela...

Esse é o caminho?

Espero que sim!


VINTE-VINTE CHEGOU

Bitmoji Image



Quanto tempo não passo por aqui...

A grande verdade é que eu não queria encarar o óbvio...

Tentarei novamente...

Que "vinte-vinte" traga um novo ânimo!

Como dizem... feliz ano/você novo!