PRESTE ATENÇÃO AO QUE ESTÁ AO SEU LADO (8/30)
"A maior parte da vida é ‘lixo’. Aí, tem esses momentos, quando o aleatório vira algo perfeito.” - Filme “O mapa das pequenas coisas perfeitas”
“Pois tudo o que eu vi não é tudo o que eu preciso aprender.” - Palavrantiga
Feche seus olhos! Preste atenção aos sons que estão ao seu redor.
Agora, abra seus olhos e preste atenção nas coisas comuns que estão perto de você. A janela do ônibus, a grama, as pequenas flores, as pessoas que levam seus cachorros para passear, o formato das nuvens, as cores das casas, os números das placas dos carros... Parece que cada coisa dessa está encaixada em um mundo paralelo ou particular.
Não desprezo a rotina, embora sair dela seja bom de tempos em tempos. É a rotina que garante que certas coisas estão funcionando bem: acordar cedo, escovar os dentes, fazer café, tomar café, sair para trabalhar, etc. Somos extremamente litúrgicos e fazemos de nossas rotinas uma espécie de ritual de todos os dias.
Contudo, apesar da segurança de nossas rotinas, temos a necessidade de surpreendermo-nos! E, sim, nos surpreendemos!
Bom, as boas e aleatórias surpresas da vida não estão nas redes sociais ou grupos de “zap”. Estão onde a “vida acontece”! Ou seja, no dia a dia! O esforço, porém, está em treinar o olhar para enxergar cada situação, momento ou circunstância como algo extraordinário.
Já contei algumas vezes de como sou fascinado por “entrelinhas” e “detalhes não contados”! Capas de livros, olhares, entonação de voz, postura do corpo, velocidade das pisadas, a forma como o outro entende ou enxerga diferente de mim.
De qualquer forma, importa manter um olhar atento. Importa, apesar das rotinas e obrigações, prestar atenção no outro e nas coisas, aparentemente, banais que acontecem todos os dias. Então, ao chegar ao fim do dia, perceberemos o quanto ele foi extraordinário.
Beijo para quem é de beijo e abraço para quem é de abraço.

Nenhum comentário:
Postar um comentário