O QUE FAZ VOCÊ FELIZ? (3/30)
A pergunta do título foi a provocação que meu psicólogo fez há alguns dias!
Cláudio, o que faz você feliz?
Vixe! Que pergunta difícil! Na hora, minha cabeça se encheu de definições e teorias!
(E aproveito o ensejo para um pequeno “entre parênteses”... sempre tive a sensação de viver a vida com muita teoria e pouca prática. Sempre me entupi de informações sem descobrir, efetivamente, o que fazer com elas.)
Fiquei desconcertado. Falei da “eudaimonia” de Aristóteles, a “beatitude” de Agostinho e cheguei na “Alegria” ou “borealidade” de C. S. Lewis. Mas, não era isso que ele perguntou. A pergunta é simples, mas nada é simples para uma mente tão caótica como a minha. Por fim, saí da sessão com um “não sei” como resposta e a certeza de que eu precisava encontrar dentro de mim qual é o meu “bliss” (na icônica frase “follow your bliss” de Joseph Campbell, tem-se a sensação de que não é possível traduzir “bliss” por mera “alegria”, mas algo como “aquilo que faz seu coração vibrar”).
Lembro que no final do ano passado o grande publicitário Nizan Guanaes colocou como título em seu texto de fim de ano a seguinte pergunta: Você aguenta ser feliz?
Pois é, não basta encontrar sua Alegria, é preciso encarar a Alegria e aguentar ser feliz.
Mas, estou fugindo do tema (e quem me conhece bem de perto, sabe que adoro “abrir muitas abas” sobre diversos assuntos afins, ou não)... Fujo, obviamente, porque ainda não sei responder.
Estou testando algumas das tantas “teorias” que povoam minha alma e escrever um texto por dia, apesar de difícil em certos momentos, dá uma sensação de Alegria.
De qualquer forma, tenho consciência de que, ainda que eu não tenha encontrado tal “felicidade”, há elementos que podem, certamente, nos desviar deste caminho que considero de autoconhecimento. Medo, controle, culpa ou, até mesmo, prazeres temporários que desvirtuam a verdadeira sensação de Alegria.
Então, Cláudio Regis, qual a sua Alegria? O que faz você feliz?
Ainda não sei! Entretanto, o que posso dizer é que procurar por ela já me dá uma ponta de Alegria.
#novembro #desafio #desafio30dias #challenge
Nenhum comentário:
Postar um comentário