sábado, 13 de novembro de 2021

5 ESCRITORES QUE ME INSPIRAM (13/30)



ESCRITORES QUE ME INSPIRAM

 

Ler, para mim, é mais que um hobby ou passatempo. Sempre mantive muita curiosidade e comecei a ler muito cedo. Das HQ´s para os livros, foi um passo natural para mim. Além disso, lia tudo o que aparecia na minha frente, desde jornais de gosto duvidoso (alguém lembra do “Notícias Populares”?) até revistas semanais com o resumo das notícias da semana.


Eu não tinha tanto acesso aos livros como gostaria... o que garantia a leitura era a “obrigação” de ler os paradidáticos da escola (a maioria daquela antológica coleção chamada “vagalume”) ou quando aparecia a oportunidade de ler outros tipos de textos.


Com minha entrada no SENAI aos 14 anos, comecei a ter acesso a biblioteca da escola que, além dos livros técnicos, tinha um bom acervo de livros com assuntos bem diversificados.


Nunca alimentei, de modo geral, um interesse por apenas um autor específico... pois, acabo gostando de muitas coisas ao mesmo tempo.


Sem mais delongas, compartilho a minha lista particular de notáveis.


FERNANDO PESSOA. Esse é o nome que digo quando me perguntam quem é o meu escritor preferido. Sem qualquer hesitação, sempre vou responder seu nome. Ele é um gigante dentro da literatura universal. Quando estou um tanto desanimado, é ele quem escuto dizer “sê inteiro... sê todo em cada coisa...”


C.S. LEWIS. Ele é mais conhecido por ser o autor de “As crônicas de Nárnia”, livro que “devorei” há uns 20 anos... Embora eu sempre lesse alguns fragmentos de seus escritos, demoraram alguns anos para ler na íntegra outros de seus livros. Não saberia dizer quais livros seriam meus favoritos. A profundidade dos seus escritos é algo espetacular.


MIA COUTO. Ler Mia Couto é mergulhar em um universo paralelo. Seus neologismos, suas alegorias, a sensibilidade com seu povo, a poesia e o lirismo que se encontra em cada linha. Impossível não ser arrebatado lendo seus livros. Sou muito grato a pessoa que me apresentou seus livros. Mal chegou e virou “top 3” em minha lista.


FERNANDO MORAIS. Confesso que li apenas dois de seus livros: A biografia de Olga Benário (Olga) e a biografia de Assis Chateaubriand (Chatô, O rei do Brasil). Apesar dos muitos anos que li, esses dois livros marcaram bastante.


ARIANO SUASSUNA. Gênio! Gênio! Gênio! Você pode ler qualquer coisa dele ou assistir qualquer uma de suas peças teatrais que você terá aquela sensação de “como foi que ele pensou nisso?”.


Essa lista, sem dúvida, poderia ter um tamanho maior... Há dezenas de escritores (consagrados ou não) que me inspiram por diversos motivos. Mas, são esses, por enquanto, que nutro muita admiração quando penso na arte de escrever.


E você, tem algum preferido? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário