CONEXÃO
Como ferro afia ferro, assim um amigo afia o outro. - Provérbios 27:17
“... conexões mentais são raras.” - Autor desconhecido
Talvez, você não possa ter percebido, mas faço parte do contingente de 1/3 da população mundial que convencionou-se chamar de “introvertidos”. Sim, sou um introvertido (embora, tenho uma pequena desconfiança de que sou ambivertido, mas isso é papo para outro dia)!!!
Na infância e adolescência fui um rapaz solitário (e bem esquisito), muito tímido (não confunda isso com a própria introversão pois, bem sabemos, que podemos controlar a timidez e outros aspectos relacionado nas diversas situações sociais) e com poucos amigos.
A introversão, como traço de personalidade, não posso mudar nada e, sinceramente, depois que compreendi melhor isso, fiquei um pouco mais acomodado com isso (O livro “O poder dos quietos”, de Susan Cain, me ajudou muito quanto a isso), mas a timidez, tão crônica durante boa parte da minha vida, embora tenha conseguido minimizar bastante, continua latente em mim. Obviamente, com o passar dos anos e por força do meu trabalho, consigo controlar um pouco mais essa timidez (sempre lembro da música “timidez” da banda Biquini Cavadão, rs). Como costumo dizer, sou um tímido em recuperação.
A introversão e a timidez, de alguma forma, colocaram em mim uma estranha capacidade de “ler” um pouco mais as pessoas, observar de longe certas situações ou ainda compreender certas “entrelinhas”!
Obviamente, como um garoto normal, eu tinha atração por muitas garotas (o desejo, ah, o desejo, algo tão prosaico e natural quanto comer ou beber, mas que pode se transformar em cobiça ou ídolo), mas o que realmente me atraía era quando havia uma conexão de mentes. E como já foi dito em tantos lugares, as “conexões mentais são raras...”.
Dito isso, penso o quanto é importante valorizar tais conexões. Conheço um bando de gente (acho que atraio algumas dessas pessoas) com certa “fobia social” e tenho uma leve desconfiança que isso se deve a tanta superficialidade que encontramos no mundo de hoje (Titio Zyg Bauman tem toda razão). Ora, pense comigo... imagine estar entre pessoas (ou apenas uma) que você pode se abrir, tirar todas as suas “máscaras”, deixar suas “personas” em segundo plano e ser apenas você! Ser acolhido em todas as dimensões, mas com propósito de melhorar e crescer como pessoa. O “ferro afia o ferro” ou, ainda, como apregoam por aí, “você é a média das pessoas com quem você anda”.
C.S. Lewis escreve no seu livro “Os quatro amores” sobre a Amizade e diz que “a Amizade é o menos natural dos amores; o menos instintivo, orgânico, biológico, gregário e necessário”. E ele tem razão, pois é possível “viver e procriar sem Amizade”. Mas, é somente entre os amigos que nos revelamos totalmente, que mostramos nossas facetas através das luzes de nossos amigos. Lewis compara a Amizade ao próprio Paraíso por “proximidade de semelhança”!!! São as “panelinhas” que encontramos nos clubes, nos bares, nas escolas, nas igrejas (apenas ressalto que, embora tais grupos sejam, de modo geral e em um sentido bem restrito, “exclusivos”, não se pode fazer disso uma “desculpa” para menosprezar outros grupos ou pessoas)... Tudo começa com “O quê? Você também? Eu pensava que era único!”.
Há muito que se poderia dizer sobre a Amizade, “o mais espiritual dos amores” e ontem pude reconhecer e perceber o quanto é bom estar entre amigos. Cheguei tarde em casa, e por isso, não postei em tempo o texto do dia, porque, sem dúvida, eu estava entre as pessoas mais importantes que conheci/conheço. Digo isso porque não basta reconhecer os amigos, você precisa ser reconhecido por eles. Querer fazer amigos, não torna você um amigo! Não há coincidência! Ainda que pareça acidental, é a forma que Deus encontrou de revelar nossas virtudes uns aos outros.
Beijo para quem é de beijo e abraço para quem é de abraço.
(Escrevi esse texto como forma de expressar minha gratidão a Deus pelo “Pequeno Grupo” da igreja que faço parte. Não é à toa que nossos “pequenos grupos” são chamados “Conexões”. Que Deus possa continuar abençoando cada Amigo que encontro por lá.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário